Botox Dental

O que é Toxina Botulínica, ou Botox?

O botox é a toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A substância é famosa por ser utilizada com sucesso na correção de rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando realizamos movimentos mímicos. O nome comercial BOTOX é o mais comum, porém existem outras marcas comerciais como DYSPORT, PROSIGNE e XEOMIN, tão eficazes quanto o BOTOX.

O que é Toxina Botulínica, ou Botox?

Como age a toxina botulínica?

Quando injetada nos músculos, a toxina botulínica bloqueia a liberação da acetilcolina, uma substância neurotransmissora responsável por promover a contração muscular. Uma vez paralisado o músculo, ocorre seu relaxamento e consequentemente a atenuação das rugas e diminuição da dor.

Quais as indicações da toxina botulínica na odontologia?

Poucas pessoas sabem que a toxina botulínica tem uma importante indicação terapêutica no tratamento de doenças causadas pelo excesso de contração dos músculos mastigatórios (apertamento dental e bruxismo), assimetrias faciais, hipertrofia do músculo masseter e disfunção das articulações têmporo mandibulares. Na odontologia o botox pode ser utilizado com sucesso para correção do “sorriso gengival”, que se caracteriza pela elevação acentuada do lábio superior ao sorrir, mostrando uma faixa de gengiva grande e tornando o sorriso anti-estético.

Uso da toxina botulínica para Bruxismo?

Uso da toxina botulínica para Bruxismo?

O método consiste em duas ou três aplicações da toxina botulínica tipo A no músculo masseter (localizado em ambas as faces, entre a maçã do rosto e a mandíbula). A substância inativa os impulsos nervosos que contraem o músculo, diminuindo o tônus muscular e deixando o rosto com um contorno mais delicado. Tal procedimento reduz os problemas causados pelo bruxismo, como dores na coluna cervical, dores na face e fraturas dentárias.

Para os casos mais graves, a aplicação do Botox no músculo temporal (região lateral na direção dos olhos) é outra alternativa a se considerar, uma vez que é parte do processo de mastigação, e sua contração exagerada pode agravar o quadro dos pacientes. Além da eficácia estética, a aplicação irá trazer qualidade de vida ao paciente, reduzindo os transtornos causados pelo bruxismo.

Uso da toxina botulínica para Sorriso Gengival?

O sorriso gengival como o próprio nome já diz envolve a exposição excessiva da gengiva. O tratamento do sorriso gengival com a toxina botulínica é uma opção rápida e prática para diminuir a exposição da gengiva ao sorrir, e através do controle da abertura dos lábios, é possível fazer com que a gengiva exposta ao sorrir esteja em harmonia com a exposição dos dentes, ou seja, de forma proporcional.

Uso da toxina botulínica para Sorriso Gengival?

O tratamento do sorriso gengival com toxina botulínica busca controlar a abertura dos lábios ao sorrir, diminuindo a exposição de gengiva. A Toxina Botulínica é injetada nos músculos responsáveis pela elevação do sorriso através de agulhas finas, causando o relaxamento muscular localizado, controlado e reversível, aliviando a expressão e consequentemente a assimetria.

Quero transformar meu Sorriso!