Estética Dental

RC Odontologia é referência em Estética Dental trazendo para Porto Alegre as últimas novidades em implantes diretamente da Europa e dos Estados Unidos. É a área que traz de volta o sorriso perdido. Conseguimos reconstituir o sorriso de várias maneiras. Na ótica conservadora, a Odontologia Estética desenvolveu e vem aperfeiçoando técnicas e materiais que visam modificar os dentes em desarmonia, devolvendo-lhes o aspecto estético e funcional requerido.

Sorriso dos seus sonhos

Como ter o sorriso dos seus sonhos?

Você pode ter o sorriso dos seus sonhos através de técnicas restauradoras utilizando cerâmicas extremamente estéticas, que podem ser com as lentes de contato, coroas de porcelana pura e as facetas de porcelana.

A diferença entre eles é basicamente a espessura da cerâmica utilizada em cada técnica, tendo diversos fatores decisivos para indicar a melhor técnica ao seu caso.

Como é realizado o planejamento para ter o Sorriso dos Sonhos

Com a odontologia moderna a forma de se esculpir um novo sorriso mudou completamente. Hoje levamos em conta diversos aspectos, principalmente o planejamento digital do sorriso (DSD), a personalidade do paciente através do visagismo odontológico e o mais importante: suas opiniões e desejos.

Planejamento do sorriso
Planejamento do sorriso
Planejamento do sorriso

Essa nova abordagem se encaixa perfeitamente ao conceito do mock-up, pois como o processo ficou muito mais complexo, a possibilidade de fazer uma espécie de test-drive antes do tratamento definitivo constitui um grande salto na relação de confiança entre o dentista e seu paciente, além da segurança de sua satisfação no resultado final. Realiza-se um enceramento diagnóstico através do planejamento digital, respeitando as proporções áureas.

Planejamento do sorriso
Planejamento do sorriso
Planejamento do sorriso

O que é Mock-up

O termo Mock-Up significa "maquete" ou "modelo". Mas quando se pensa em Odontologia, este termo significa "ensaio restaurador intra-oral" e permite ao paciente pré-visualizar o resultado final do tratamento sem que nenhum tipo de desgaste dentário seja realizado. Dessa forma, o Mock-Up torna-se uma importante ferramenta para o dentista obter a confiança de seu paciente quanto aos benefícios estéticos associados ao tratamento proposto.

Lente de Contato Dental

Esta técnica corrige imperfeições e evita desgastes, através da fixação de uma porcelana fina no dente. As lentes de contato dentárias servem para pequenas correções, como fechamento de espaços, aumento do comprimento, largura, arredondamento de ângulos. É tão fina que parece transparente, pois isso ganhou o nome de lente de contato dental.

  • Corrige forma e cor
  • Fechamento de espaços
  • Alinhamento de dentes
  • Corrige manchas leves
  • Recontrução de fraturas e lascas
Lente de Contato Dental

Indicação para lentes de contato dentário:

Indicação para lentes de contato dentário
Indicação para lentes de contato dentário
Indicação para lentes de contato dentário

O que são facetas e lentes de contato?

O dentista remove uma pequena quantidade da superfície do dente para permitir a colocação das lâminas de porcelana. Em seguida, ele tira o molde dos dentes e o envia a um laboratório de prótese. As facetas permitem um ótimo resultado estético, transformando o seu sorriso mais harmônico.

Lentes de contato dental

Lentes de contato dental

As lentes de contato dentais nada mais são que facetas mais finas, lâminas de porcelana com cerca de 0,3 mm a 0,5 mm de espessura. A porcelana imita muito bem o esmalte dental em todas suas características da estética a dureza. A espessura tão fina permite desgastes dentais menores, preparos mais conservadores que vão preservar mais estrutura dentária.

Como as facetas e lentes são confeccionadas?

O dentista remove uma pequena quantidade da superfície do dente para permitir a colocação das lâminas. Em seguida, ele tira o molde dos dentes e o envia a um laboratório de prótese. A faceta é feita de modo a caber perfeitamente no dente e na boca.

Como as facetas e lentes são coladas?

Após a confecção em um laboratório de prótese a faceta é colada ao dente com cimento resinoso de última geração, onde a cor do cimento irá variar com a cor específica do seu dente. Afim de mimetizar cores e otimizar o resultado.

Como as facetas e lentes são coladas?
Lentes de Contato
Lentes de Contato
Lentes de Contato

Por que as facetas são usadas em Odontologia?

As facetas são uma opção menos invasiva que as coroas ou os aparelhos.Além dos benefícios estéticos, as facetas podem ser usadas para fechar espaços ou corrigir pequenos desalinhamentos. Os pacientes também escolhem facetas como uma solução cosmética para realçar o brilho dos dentes e reforçar o sorriso, corrigindo questões como descoloração, fraturas ou lascas.

Cuidados com as facetas

Deve-se escovar e usar o fio dental como a pessoa faria com os dentes regulares. Escovar adequadamente os dentes diariamente e usar cremes dentais com flúor não abrasivos. Limitar o consumo de café e de outros alimentos causadores de manchas.

Tenha em mente que as facetas terão de ser substituídas em algum momento, independentemente da maneira correta com que você cuida delas. Mas a higiene bucal ajudará a prolongar sua vida útil o mais possível.

Se você se decidir pelas facetas, deverá consultar o dentista e certificar-se de ter compreendido todo o processo e o custo. Um belo sorriso faz a pessoa se sentir melhor e pode aumentar a confiança e o bem-estar.

As facetas são uma boa opção?

Dentes pigmentados, lascados, cariados ou tortos são bons candidatos para as facetas. Elas também são benéficas em situações de pequenos espaços (disatemas)entre dois dentes, assim como para pequenos problemas relacionados à estética e de oclusão. Devemos discutir o uso de facetas de porcelana com o dentista. Se elas forem recomendadas a você, você deverá fazer parte do processo de desenho. O paciente deve informar ao dentista sobre o que deseja corrigir e o que está buscando em um novo sorriso. Com o uso da técnica por imagens para cosmética, a pessoa poderá até ter uma visão antecipada do novo sorriso.

Vantagens e desvantagens

Além de você se beneficiar esteticamente das facetas laminadas, esse é um procedimento muito simples e rápido, o que muitas vezes nem precisa de . Os materiais usados para preparar essas facetas também fornecem resistência a manchas de café, chá e de outros alimentos contra as quais os dentes naturais não protegem tão facilmente.

Entretanto, uma vez removido o esmalte, o procedimento é irreversível. O paciente deve ter em mente que, uma vez cimentada a faceta, a cor não pode ser alterada. A pessoa pode também apresentar sensibilidade à temperatura por alguns dias. As facetas são resistentes, mas podem ser danificadas pela mastigação e por roer unhas; por isso, esses hábitos precisam ser eliminados, se existirem.

Limpeza das facetas dentárias

A limpeza das facetas deve ser feita como a dos seus próprios dentes. O uso do fio dental uma vez ao dia e a escovação duas vezes ao dia com um creme dental com flúor ajudam a remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana responsável pela cárie e problemas gengivais. Consulte seu dentista e peça a ele que recomende produtos de higiene bucal que ajudam a manter a durabilidade das restaurações dentárias.

Como Facetas Laminadas De Porcelana Podem Reconstruir O Sorriso?

Como Facetas Laminadas De Porcelana Podem Reconstruir O Sorriso?

As pessoas com sorriso sadio gostam de exibi-lo, mas sorrir pode ser uma experiência dolorosa, emocional e fisicamente, para aquelas com dentes lascados, pigmentados ou tortos. Felizmente, há várias opções para ajudar a resolver problemas dentários, e uma das mais populares para pacientes mais velhos são as facetas laminadas de porcelana.

Clareamento

As técnicas de clareamento são indicadas para os dentes que ficaram amarelados ou escuros em decorrência do tempo. "Na medida em que as pessoas vão ficando mais velhas, o dente tende a ir escurecendo gradativamente", explica o especialista. Embora a maioria das pessoas que procure por esses tratamentos tenha mais de 30 anos, não existe restrição de idade, podendo ser feito até por adolescentes.

Existem dois tipos de clareamento: o primeiro tipo é o caseiro, feito com gel clareador. Essa técnica requer comprometimento e dedicação. De acordo com o dentista, o tempo de tratamento depende do grau de escurecimento do dente e do nível de clareamento que se quer atingir.

A outra técnica é o Laser, mais rápido e prático. É feito no consultório do dentista. Além disso, o tratamento é associado à Laserterapia, para que o paciente não apresente sensibilidade. A vantagem do uso do Laser é o fato de não apresentar desconforto durante o tratamento.

Clareamento

Como funciona o Clareamento Dental

O Clareamento Dental é obtido por meio de um gel que libera oxigênio. Este, por sua vez, penetra na intimidade do esmalte e da dentina quebrando as moléculas dos pigmentos causadores do escurecimento dental, liberando, assim, as manchas. A eficiência do resultado e manutenção do branqueamento dependem das condições individuais e da observação e cumprimento das recomendações do cirurgião-dentista.

Como posso clarear meus dentes?

Existem algumas maneiras de clarear os dentes com o gel clareador. No consultório, o dentista isola os dentes para proteger a gengiva e aplica o gel clareador de uso profissional e exclusivo. Em casa (doméstico), sob orientação profissional, o paciente aplica o gel em uma moldeira de silicone feita a partir de sua arcada dentária.

Posso fazer clareamento sozinho ou preciso ir ao dentista?

Nenhum tratamento clareador pode ser utilizado sem orientação profissional. Em todos os casos, o tratamento deve ser monitorado pelo dentista que também indicará a melhor técnica de clareamento ao seu caso.

Quanto tempo dura o tratamento?

Depende do caso de cada paciente, do grau de escurecimento e do quanto deseja clarear. Nós iremos orientá-lo e daremos uma previsão do tempo do seu tratamento.

Os produtos usados no tratamento são seguros a saúde geral?

Sim. Os produtos devem ser industrializados, pois as empresas que fabricam o gel clareador estão respaldadas por pesquisas, testes, experiências, atendimento profissional e domínio da composição.

Meus dentes podem ser clareados?

Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que eles estejam íntegros e sem muitas restaurações. Realizamos uma boa avaliação de sua condição dental como orientação para o tratamento.

Após quanto tempo posso repetir o tratamento?

O clareamento dura algum tempo, e cada caso tem sua particularidade, podendo haver a necessidade de manutenção em um ou dois anos após o tratamento.

Tipos de Clareamento Dentário

Existem dois tipos de clareamento: o primeiro tipo é o caseiro, feito com gel clareador. Essa técnica requer comprometimento e dedicação. O tempo de tratamento depende do grau de escurecimento do dente e do nível de clareamento que se quer atingir.

A outra técnica é o feito no consultório do dentista ( gel clareador mais potente ou a Laser, mais rápido e prático). A vantagem do uso do Laser é o fato de não apresentar desconforto durante o tratamento.

Clareamento Caseiro

É a técnica onde o paciente usará uma moldeira durante a noite com o uso de Gel Clareador. O tratamento pode durar de 2 a 3 semanas, e também terá um ótimo resultado. É utilizado um kit com tubetes clareadores para você levar para casa e seguir as recomendações que ele iremos te passar. Fatores relacionados ao estilo de vida do paciente, como fumar e consumir excessivamente bebidas e alimentos com muitos pigmentos (corantes), podem diminuir a sobrevida do tratamento. Converse com seu dentista para mais informações sobre o melhor método de clareamento para você.

Clareamento caseiro
Clareamento Dental
Clareamento Dental
Clareamento a laser

Clareamento de Consultório a Laser

O clareamento a laser é uma maneira efetiva de remover manchas rapidamente. Aliás, a American Academy of Cosmetic Dentistry, academia americana de odontologia cosmética, diz que os procedimentos de clareamento a laser podem branquear os dentes do paciente em até 10 tons no período de uma hora. O procedimento é realizado no consultório odontológico, então você deve consultar seu dentista caso tenha interesse neste procedimento.

Clareamento de Consultório Convencional

Para um clareamento mais rápido e eficiente, esta opção de tratamento contêm agentes clareadores em concentrações mais elevadas e produzem resultados mais rápidos. Normalmente, em apenas uma visita você já vai perceber uma grande diferença.

Dependendo do caso, o dentista pode recomendar um tratamento adicional de clareamento caseiro para um sucesso de longo prazo de tais tratamentos feitos em consultório.

Meu dente está escurecido e agora?

Mudança de cor do dente é um acontecimento natural. Esse processo acontece devido à própria estrutura do dente. O escurecimento dos dentes se dá pelo desgaste da parte externa (esmalte), traumas sofridos no dente, além da necrose pulpar (morte dente). O tratamento, dependendo do caso, poderá ser através de uma faceta em resina composta.

Dúvidas mais frequentes sobre Clareamento

Existem efeitos colaterais?

Há casos de hipersensibilidade após o tratamento. Nesses casos, deve-se fazer o uso de agentes dessensibilizantes. Em todos casos recomendamos o uso de pastas dentais dessensibilizantes previamente ao clareamento.

O clareamento altera as restaurações já existentes?

Não. Talvez seja necessário trocar as restaurações estéticas existentes, pois eles não sofrem ação dos clareadores e parecerão mais escuras frente aos dentes clareados.

Cuidados que devem ser tomados

O clareamento necessita de um preparo prévio, como profilaxias, para a limpeza dos dentes e para a saúde gengival, e ausência de dentes com cáries.

Durante o Clareamento Dental, é necessário evitar a ingestão de alimentos que possuam elevada quantidade de corantes em sua composição como frutas cítricas, para que não prejudiquem a ação do agente clareador e não causem sensibilidade.

Após o Clareamento Dental, é importante realizar visitas periódicas ao cirurgião-dentista para manter os dentes resistentes por meio da aplicação de flúor e de outros agentes dessensibilizantes.

Tabaco e Clareamento Dentário

Mais do que nunca as pessoas estão buscando opções de clareamento dentário para ter um sorriso mais branco e mais brilhante e melhorar a aparência geral. Você em conjunto com o seu dentista deve avaliar a aparência atual de seus dentes e, em seguida, escolher a opção certa para você.

Há dois tipos de manchas que podem ocorrer nos dentes. O primeiro é a mancha intrínseca, isto é, aquela que se desenvolve no interior do dente. As manchas intrínsecas podem decorrer do uso de antibióticos durante a formação do dente, seja in utero ou durante a infância, e à exposição ao flúor excessivo quando criança. As manchas extrínsecas são causadas por bebidas, como o chá e o café, pelo avanço da idade, pelo desenvolvimento da placa bacteriana e do tártaro e pelo uso do tabaco.

O uso do tabaco inclui os cigarros e o fumo de mascar. Os cigarros e o fumo de mascar contêm muitas substâncias cancerígenas que podem levar a doenças graves (câncer de boca e faringe, câncer de pulmão, alterações de tecido das bochechas e da gengiva) na boca. A consequência do uso do tabaco são as manchas nos dentes e o acúmulo de placa bacteriana e do tártaro.

Há muitos aspectos a considerar quando se deseja clarear os dentes. Você pretende fazer o clareamento em casa? Ou pretende fazê-lo em consultório com a ajuda de um profissional? Antes de decidir, é uma boa idéia consultar um dentista, pois ele pode determinar o tipo de manchas em seus dentes e ajudar a escolher a melhor opção de tratamento para você.

Posso comer e beber normalmente?

Recomenda-se evitar ingestão de bebidas ou alimentos ácidos durante o tratamento porque estas podem causar aumento de sensibilidade nesse período. Bebidas ou alimentos fortemente corados também devem ser evitados para que não haja comprometimento do processo de clareamento.

Qual a quantidade de gel devo aplicar na moldeira em casa?

É muito importante que o profissional demonstre ao paciente a quantidade de gel que deve ser dispensada na placa. Geralmente uma gota de gel em cada dente da moldeira é suficiente.

Clareamento Dental
Clareamento Dental
Quero transformar meu Sorriso!