Ortodontia

Ortodontia e Ortopedia Facial

RC Odontologia é referência em Aparelhos Dentários (Ortodôntico) trazendo para Porto Alegre as últimas novidades em Ortodontia diretamente da Europa e dos Estados Unidos. Ortodontia e Ortopedia facial é a especialidade da odontologia responsável pela correção das maloclusões dentárias (mal posicionamento dos dentes) e das anomalias esqueléticas moderadas dos maxilares, através da colocação de aparelhos ortodônticos (dentários) invisíveis,estéticos ou metálicos.

Tem por finalidade reduzir problemas periodontais causados pela má-posição dos dentes, facilitar a higiene, melhorar a eficiência mastigatória, melhorar a aparência estética dos dentes e da face fazendo com que o paciente aumente sua confiança e auto-estima.

Ortodontia

A Dra. Celina Maria Uggeri, especialista em ortodontia, oferece o que há de melhor e mais atual em ortodontia e ortopedia facial, com materiais de alta qualidade, dando mais conforto aos pacientes e o melhor resultado possível no menor período de tempo. O planejamento dos tratamentos são meticulosamente estudados em equipe e sempre realizados com embasamento científico, oferecendo ao paciente um tratamento personalizado.

Ortodontia Veloz

Ortodontia Veloz

Os tratamentos velozes são executados com os braquetes autoligados. Com estes braquetes a movimentação dentária ocorre de maneira mais rápida e, portanto, há uma redução considerável no tempo do tratamento.

Aparelho fixo metálico

Tipo de aparelho convencional indicado para todas as idades, mas sendo mais preferido pelos adolescentes e crianças.

Ortodontia - Aparelho fixo metálico
Ortodontia - Aparelho fixo estético

Aparelho fixo estético

Possui a mesma eficiência do aparelho fixo convencional, porém permite que você seja mais livre para sorrir. De Cristal de Safira, o aparelho estético é extremamente discreto, com peças praticamente imperceptíveis, não pigmenta nem amarela durante o tratamento, permitindo que o aparelho fique com aspecto impecável. Este aparelho é indicado para todas as pessoas que desejam corrigir seus dentes com beleza e discrição.

Aparelho invisível - Invisalign

Invisalign é um aparelho ortodôntico transparente (invisível) sem a presença de braquetes, fios e gerando um maior conforto ao paciente. Nesta técnica utiliza jogos de alinhadores removíveis (moldeiras) feitos sob medida e completamente transparentes que conduzem os dentes gradativamente para a posição correta. Somos referência em Invisalign em Porto Alegre.

Ortodontia - Aparelho Invisível: Invisalign

Planejamento Invisalign

Veja como é realizado o Planejamento Virtual da Ortodontia Invisível ( Invisalign ), através de um software.

Diferença entre Aparelho Fixo vs Invisalign

Assista as principais diferenças entre Ortodontia Convencional (braquetes) e Ortodontia Invisível (Invisalign).

Ortodontia Lingual

Ortodontia Lingual

A Ortodontia lingual é um técnica dentre diversas outras no universo da Ortodontia, e confere uma ótima estética durante o tratamento, pois os aparelhos são imperceptíveis,   por serem  colados por trás dos dentes ( faces linguais e palatinas dos dentes).

Comparando-e as técnicas convencionais, a técnica lingual necessita uma importante fase laboratorial e colagem indireta dos bráquetes. A variação anatômica da face lingual ou palatina dos dentes é muito grande e faz-se necessário correto preparo laboratorial para compensar tais alterações e a colagem indireta favorece o melhor posicionamento dos bráquetes. Outro fato importante são as interferências oclusais com os bráquetes, que requerem procedimentos de build ups para evitar quebras. Outra diferença em relação as demais técnicas, é  formato do arco , fungiforme (já existem arcos retos na ortodontia lingual também)  e o espaço interbráquetes menor.

Aparelho Lingual

O Aparelho Lingual é similar ao tradicional, mas é fixado atrás dos dentes.

O tratamento lingual não é mais longo nem mais incômodo, necessitando apenas do período de adaptação normal, similar ao aparelho convencional.

É bastante indicado para adultos que desejam corrigir seus dentes de maneira elegante e discreta.

Aparelho Móvel

Aparelho Móvel

Os aparelhos removíveis ou aparelhos ortodônticos móveis, como são chamados, são aqueles que ficam encaixados na boca e podem ser retirados pelo paciente a qualquer momento. Em razão dessa característica, o tratamento depende 100% da colaboração do paciente para que se torne eficiente.

Esse tipo de aparelho pode ter finalidade ortodôntica, ou seja, realizar pequenas movimentações na boca do paciente. Ou, ainda, podem ser de caráter ortopédico, visando promover alterações ósseas.

O aparelho móvel serve para fazer pequenas movimentações dentárias e, principalmente, tem a função de reorganizar as funções da boca, como a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala. O aparelho móvel influencia diretamente no desenvolvimento ósseo da arcada. Por isso, usá-lo desde criança ajuda a evitar muitos problemas no futuro.

Aparelho Mantenedor Espaço

O aparelho Mantenedor de Espaço é utilizado quando há um perda de dente de letite (decíduo) precoce e necessitamos estabilizar o espaço perdido, a fim de não haver migração dentária até o período de erupção do dente permanente.

Tratamento Ortodôntico com Bionator Overjet

Assista ao tratamento de Overjet com Aparelhos Ortodônticos Bionator.

Para quê serve o aparelho móvel?

O aparelho móvel serve para fazer pequenas movimentações dentárias e, principalmente, tem a função de reorganizar as funções da boca, como a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala. O aparelho móvel influencia diretamente no desenvolvimento ósseo da arcada. Por isso, usá-lo desde criança ajuda a evitar muitos problemas no futuro.

Por que o aparelho móvel é indicado para crianças?

As crianças contam com características especiais em razão da futura mudança de dentição. No entanto, mesmo que os dentes ainda não sejam permanentes e a arcada esteja em desenvolvimento, o uso dos aparelhos móveis pode contribuir bastante para o futuro da criança, especialmente no que se refere à reeducação da musculatura facial e ao estímulo do desenvolvimento ósseo muscular.

Por isso, o uso do aparelho móvel é recomendado para crianças de 6 a 12 anos que já apresentem problemas de mordida, desalinhamento dos dentes entre outros problemas.

É melhor usar aparelho ortodôntico móvel ou fixo?

Muitos pacientes têm essa dúvida, porém não existe uma resposta universal para ela. Cada caso é um caso e o dentista é a pessoa mais indicada para falar sobre qual tipo de tratamento é melhor e mais indicado ao seu caso. Por isso, não deixe de consultar seu dentista.

Contenção Móvel ou Fixa?

Muitos pacientes têm essa dúvida, porém não existe uma resposta universal para ela. Cada caso é um caso e iremos indicar qual tipo de tratamento é melhor e mais indicado ao seu caso.

  • Confecção Móvel: É feita através de um aparelho móvel e sua indicação de uso deste geralmente é de 24h por dia, removendo apenas para higienização e alimentação por pelo menos 1 ano. Após esse período deve ser utilizado durante o sono.  a indicação varia muito para cada caso.
  • Confecção Fixa: Ela é fixada no momento da retirada do aparelho ortodôntico e inclui os dentes inferiores de canino a canino. O tempo de uso é de 5 anos, mas pode permanecer por mais tempo dependendo do tempo de uso do aparelho e do diagnóstico final. Não tente removê-la em casa, pois somente o dentista responsável pelo seu caso é quem sabe o momento exato da retirada da contenção sem que haja prejuízos para a sua dentição.

Tipos de Contenção após Ortodontia

Veja os tipos de Contenção Dentária após o Tratamento Ortodôntico.

Aparelho Hawley

O aparelho de Hawley é utilizado para contenção dentária após a remoção do Aparelho Ortodôntico nas arcadas superiores.

Tem como finalidade a estabilização dos dentes em estética ideal e posição funcional.

Contenção Fixa - Reta vs Higiênica

  • Reta: A contenção reta é a mais simples. Um segmento de fio ortodôntico de aço inox (liso ou trançado) é adaptado e colado atrás dos 6 dentes anteriores inferiores, indo do canino do lado direito até o canino do lado esquerdo. Porém, apresenta uma dificuldade maior para a higienização, necessitando de passa-fio nesta região.
  • Higiênica: A contenção higiênica é feita com o mesmo fio ortodôntico, e também nos 6 dentes anteriores inferiores, porém é confeccionado de maneira ondulada para facilitar a passagem do fio dental, sem a necessidade de utilizar um passa-fio. Entretanto, esta contenção higiênica pode ser menos confortável que a contenção reta tradicional pois seu desenho ondulado pode incomodar a língua.

Higienização em Aparelhos Ortodônticos

Veja as dicas de escovação para quem usa aparelho ortodôntico:

É possível realizar uma escovação dentária e bucal completa apenas com sua escova convencional, mesmo usando aparelho fixo.

Caso não se sinta satisfeito, existem no mercado, outros excelentes instrumentos capazes de limpar de maneira mais detalhada peça por peça do aparelho.

A escova ortodôntica apresenta uma canaleta central capaz de acomodar e “abraçar” os bráquetes e arco, limpando-os por cima e por baixo ao mesmo tempo.

Independentemente de escova convencional ou ortodôntica, é importante que ela seja de cabeça pequena e com cerdas macias e regulares.

Deve-se aplicar o creme dental e segurar a escova sempre na horizontal e angulada em 45 graus em relação aos dentes, executando movimentos de vai e vem e apoiando as cerdas abaixo dos bráquetes e depois acima também.

Como complemento, pode-se utilizar de uma escova interdental. Ela terá apenas um tufo em forma de cone, facilitando sua passagem entre cada peça, limpando os quatro lados do bráquete que por ventura possa não ter sido escovado com a outra escova maior.

A escova interdental pode ser do tamanho convencional ou também pequena para quem busca carregar sempre consigo na bolsa.

A parte mais complicada e que demanda mais paciência e tempo é a do fio dental.

Mas, esta é também uma das fases mais importantes, já que tem o objetivo de limpar as superfícies laterais dos dentes e a região mais profunda e interna da gengiva que nenhum tipo de escova consegue acessar.

Para facilitar a passagem do fio dental, existem dois acessórios: o chamado passa-fio, dispositivo em forma de agulha de plástico e facilmente encontrado em grande quantidade em farmácias ou um fio dental Super Floss (da Oral B), que já possui uma de suas extremidades rígidas e plastificadas, imitando o passa-fio.

Passa-se dente por dente, gengiva por gengiva, entre dente e aparelho. Confira o passo a passo para uma higiene bucal completa.

O enxaguante bucal ou uma solução fluoretada poderá ser acrescentado quando solicitada pelo seu ortodontista.

Não esqueça de também escovar a língua, superfície capaz de reter resíduos alimentares prejudicando a saúde bucal e trazendo mau hálito. Esta etapa pode ser feita com a escova ou com um limpador lingual, peça plastificada em forma de “pá”, facilmente encontrada em farmácias.

A escovação deve ser feita sem pressa e com cuidado. Certifique-se de que não tenha deixado nenhum dente sem escovar.

Movimentação Ortodôntica

A movimentação ortodôntica se baseia através da Biomecânica, que é o termo usado na reação das estruturas dentais e faciais frente a força ortodôntica. As forças são aquelas produzidas pelos aparelhos ortodônticos ou pela musculatura contra os dentes ou através da intercuspidação dos mesmos. A movimentação dentária baseia-se no princípio de que se uma força é aplicada sobre um dente, este se desloca à medida em que o osso sofre remodelação, como mostra no vídeo ao lado.

Correção da Mordida Aberta

Os dentes superiores devem cobrir os dentes inferiores para que a “mordida” (oclusão) seja satisfatória. Qualquer alteração na harmonia entre lábios, dentes, língua e músculos da face, pode acarretar em uma alteração dentária ou esquelética. Este equilíbrio pode ser alterado pelos hábitos bucais, como a respiração bucal, interposição lingual e os hábitos de sucção.

Veja como é o tratamento para corrigir esta má posição dentária!

Saiba como funciona a colagem de braquetes

Os dentes superiores devem cobrir os dentes inferiores para que a “mordida” (oclusão) seja satisfatória. Qualquer alteração na harmonia entre lábios, dentes, língua e músculos da face, pode acarretar em uma alteração dentária ou esquelética. Este equilíbrio pode ser alterado pelos hábitos bucais, como a respiração bucal, interposição lingual e os hábitos de sucção.

Veja como é o tratamento para corrigir esta má posição dentária!

Assimetria Facial e Cirurgia Ortognática

A assimetria facial pode, em muitos casos, necessitar de uma cirurgia ortognática para sua correção. A assimetria de face pode ser a consequência de uma deformidade dentofacial em que um dos lados da face cresceu mais que o lado oposto, que por sua vez, aparentemente, este lado oposto teve um desenvolvimento normal. Também pode ocorrer de um lado da face crescer menos que o outro lado supostamente normal.

No entanto, em ambas as situações, além do fator genético, estas alterações de crescimento podem estar relacionadas com doenças ou alterações no crescimento das articulações temporomandibulares (ATM), que são as articulações da mandíbula ou maxilar inferior.

O tratamento para este tipo de problema invariavelmente necessita de uma CIRURGIA ORTOGNÁTICA e, em algumas situações, também uma intervenção cirúrgica na articulação afetada para uma resolução adequada do caso.

Extração de pré Molar para Ortodontia

Por que extrair o Pré-Molar?

Em alguns casos onde há necessidade de ganhar espaço no arco para tracionar os dentes anteriores, o dente de escolha normalmente é o pré-molar.

Assim conseguimos alinhar e corrigir as discrepâncias da arcada dentária.

Correção de Mordida Aberta Posterior

Veja como funciona o tratamento para Correção de Mordida Aberta Posterior.

Contenção Fixa

A contenção ortodôntica fixa tem a função de manter os dentes em posição após a retirada do aparelho ortodôntico.

Os dentes anteriores da arcada inferior costumam sair da posição com certa facilidade, por isso o uso de contenção fixa inferior é padrão para a maioria dos ortodontistas no mundo todo.

A contenção é feita com um fio de aço bem fino colado nas faces linguais dos dentes, ou seja, nas faces internas. Desta forma temos a certeza de que nenhum destes dentes sairá da posição e ao mesmo tempo o dispositivo fica totalmente invisível.

Ausência Incisivo Lateral

A agenesia de Incisivo lateral é uma ausência dentária comum, porém muitas vezes o canino ocupa seu espaço.

Devido a sua forma, acaba interferindo na estética. Uma alternativa de tratamento para estes casos é o uso de aparelho ortodôntico para criar espaço e colocar um implante estreito e restabelecer com uma prótese sobre implante, deixando um sorriso mais harmônico.

Retenção de Segundo Molar Decíduo

Veja a importância das crianças consultarem regularmente o seu dentista, algum dente pode não estar na ordem de cronologia de erupção normal, e necessitar alguma intervenção.

Assista alguns Tratamentos Ortodônticos

  • Correção da Mordida Aberta
  • Extração de pré Molar para Ortodontia
  • Correção de Mordida Aberta Posterior
  • Ausência Incisivo Lateral
  • Retenção de Segundo Molar Decíduo
  • Mordida Cruzada
  • Mordida Profunda
  • Tracionamento de Canico Retido
  • Tracionamento de Dente Posterior
  • Tratamento Ortodôntico Intrusão da Arcada

Mordida Cruzada

Mordida Profunda

Tracionamento de Canico Retido

Veja como funciona o tratamento para Tracionamento de um Canino Retido.

Tracionamento de Dente Posterior

Veja como funciona o tratamento para o Tracionamento de um Dente Posterior.

Tratamento Ortodôntico Intrusão da Arcada

Veja como é realizado o Tratamento Ortodôntico para Intrusão da Arcada Superior.

Quero transformar meu Sorriso!