Protetor Bucal

Protetores Bucais Esportivos

RC Odontologia é referência em Porto Alegre quando falamos de Protetor Bucal.

O Protetor Bucal é um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto. Os protetores bucais devem ser usados sempre que a pessoa participa de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques com objetos voadores, tais como futebol, basquetebol, beisebol, rugby, hóquei, skates, ginástica, ciclismo ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na área da boca.

Protetor bucal Boxe
Protetor bucal Boxe

Por que utilizá-los?

Os protetores bucais geralmente cobrem os dentes superiores e são projetados para evitar a fratura de dentes, corte nos lábios ou qualquer outro dano à boca. Se você estiver usando aparelho ou prótese dentária na arcada inferior, é provável que seu dentista sugira o uso de protetor bucal nos dentes inferiores também.

Quais funções e vantagens?

São muitas as funções do protetor bucal: em caso de acidentes esportivos e impactos diretos sobre a face, o protetor impede que os dentes recebam esses impactos diretamente; a presença do protetor bucal amortece e redistribui a força do impacto, evitando fraturas e/ou deslocamentos dentários. O protetor ainda mantém os tecidos moles (lábio e bochecha) distantes dos dentes, o que diminui o risco de cortes e lacerações, reduz o risco de fraturas em dentes posteriores, bem como o risco de fraturas de mandíbula.

Funções e vantagens do Protetor Bucal

Quais tipos existem

Protetor Bucal Academia

Protetor Bucal Otimizador

Indicado para atividades físicas, como academia e levantamento de peso. O corpo busca equilibrar-se, de modo a alcançar a melhor performance possível, por isto, é muito comum ver atletas apertando os dentes enquanto fazem grande esforço. Resultando em uma força maior de um músculo e menor no seu correspondente, com isso trazendo um crescimento desigual, podendo causar lesões musculares.

Protetor Bucal Customizado

Ideal para quem participa de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques. As principais atividades são muay thai, boxe, rugby, skate, ciclismo, futebol ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na área da boca.

Protetor Bucal Boxe, Muay Thai, Rugby, Skate e futebol

As espessuras adequadas para cada modalidade esportiva

Protetor Bucal com uso de capacete

Placa Light

Esportes com uso de capacete

Protetor Bucal Futebol e Ciclismo

Placa Medium

Boxe, Futebol e Ciclismo

Protetor Bucal Muay Thai, MMA e Rugby

Placa Heavy Pro

Muay Thai, MMA e Rugby

Por que usar Protetor Bucal

Por que usar o protetor confecionado exclusivamente para você

Devido ao fato de o protetor bucal ser personalizado ao seu caso, com a espessura exata e o formato de sua arcada, A confecção será com material siliconado de alta qualidade, em máquina de pressão, copiando fielmente todas as estruturas anatômicas da sua boca.

  • Protege contra lacerações bucais
  • Absorve os impactos que causam lesões dentárias
  • Protege contra lesão articular
  • Ajuda na prevenção de lesão na mandíbula
Para a limpeza do protetor bucal, utilize uma escova com creme dental
Enxágue o protetor bucal com água

Quanto tempo dura?

O ideal seria trocar seu protetor bucal a cada temporada porque, com o passar do tempo, se desgastam e o coeficiente de proteção se reduz. É importante que os adolescentes troquem seus protetores com certa frequência porque tanto a boca quanto os dentes estão em fase de crescimento.

Manutenção Dos Protetores Bucais

Depois de feitos os ajustes em seu protetor bucal para que este se encaixe corretamente nos dentes, é preciso que você aprenda a fazer a manutenção do aparelho. O protetor bucal só deve ser usado durante a prática de esportes ou jogos. Não morda o protetor para não reduzir a eficácia do plástico ou material laminado. Seu dentista deve eliminar todas as bordas finas do aparelho para evitar que irritem ou machuquem a gengiva ou bochechas. Depois de usar o protetor bucal verifique se está em perfeitas condições. Se estiver danificado, substitua-o para evitar irritação na gengiva. A durabilidade do protetor depende dos cuidados que você dispensar a ele. Depois de usá-lo, limpe-o com água fria e utilize uma escova com creme dental para eliminar as bactérias que possam ter aderido a ele durante o uso. Enxágue-o e guarde-o em um estojo, em temperatura ambiente, até a próxima prática desportiva. Vá ao dentista regularmente e peça-lhe que esclareça as dúvidas que você tiver em relação ao uso do protetor bucal nas práticas desportivas.

Para a limpeza do protetor bucal, utilize uma escova com creme dental
Enxágue o protetor bucal com água
Guarde o protetor bucal em um estojo
Quero transformar meu Sorriso!