Tratamento de Canal

Somos referência em Porto Alegre, no bairro Menino Deus, quando falamos de Endodontia., especialidade odontológica que consiste na realização do, popularmente conhecido "Tratamento de Canal".

A Dra. Flávia, endodontista do RC Odontologia, utiliza as técnicas mais modernas, como a Instrumentação Mecanizada e o Localizador Apical que tornam o tratamento de canal mais rápido e eficiente, podendo ser realizado em sessão única. O que é tratamento de canal?

A Endodontia, ou o Tratamento de Canal é necessário quando há dor espontânea, dor com quente, presença de abscesso ou inchaço do rosto. Cistos dentários também são indicação de Tratamento de Canal.

Imagem ao lado - Evolução da Cárie até formação de uma Lesão Periapical.

Tratamento de Canal - Cárie
Tratamento de Canal - Passo a passo

O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal. Alguns anos atrás, os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extraídos. Hoje em dia, um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos.

Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são:

  • Dente quebrado;
  • Cárie profunda;
  • Dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo.

Imagem ao lado - Passo a Passo do Tratamento de Canal.

A Dra. Flávia, especialista em endodontia, usa os recursos mais modernos, de última tecnologia.

  • Localizador Apical e Sistema Protaper (técnica mecanizada), diminuindo o tempo das sessões e as trocas de medicação;
  • A Técnica de Instrumentação rotatória (mecanizada) utiliza um motor, onde se usa instrumentos de níquel-titânio, que tem um maior poder de corte e maior flexibilidade. O Sistema Protaper é o conjunto de limas que se usa neste motor. O Localizador Apical é um aparelho elétrico, que acoplado ao instrumento endodôntico, indica quando este chega ao ápice, que é o limite de trabalho, ou seja, o comprimento do canal, eliminando uma radiografia durante o tratamento.

Fístula

Fístula é um sinal clínico de que na região de seu aparecimento existe infecção em atividade. São entidades clínicas que caracterizam-se pela manifestação muito próxima da origem infecciosa, O aparecimento de uma fístula, geralmente, os dentes ou raízes da região devem ser os causadores. As fístula podem se manifestar no interior da cavidade oral, nas gengivas ou mucosas adjacentes aos agentes causadores.

Fístula é uma forma de defesa do organismo na sua luta contra as infecções. Onde existe fístula na região há certamente infecção.

Tratamento de Canal

O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal. Realizamos o tratamento com as técnicas mais modernas, podendo ser realizada em apenas uma consulta.

Tratamento de canal rápido e sem dor é possível!
Causas:

A cárie é causa mais comum da inflamação pulpar. Dentre outras causas e fatores que podem levar à realização do tratamento endodôntico, podemos citar os traumatismos dentários, a inflamação da polpa proveniente de infecção da doença periodontal, a necessidade protética e as abrasões dentárias, entre outras.

Sintomas Característicos:

Os sintomas incluem dor espontânea de forma latejante, que podem aumentar com estimulos de calor ou frio. Nesse caso, a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve.

Já quando há morte da polpa e formação de abscesso ( acúmulo de pús), geralmente a dor é bem localizada e ocorre ao mastigar.

Além disso, ao abaixar a cabeça, tem-se a sensação de que o dente “pesa”.

Tratamento:

Quando a polpa dentária encontra-se inflamada irreversivelmente, infectada ou necrosada, é necessário realizar o tratamento endodôntico. O tratamento endodôntico consiste na remoção da polpa doente, na modelagem do canal e na obturação do espaço antes ocupado pela polpa.

Após o tratamento endodôntico concluído, o dente necessitará de uma restauração (InLay/OnLay) ou prótese para voltar à sua forma e funções normais. O controle radiográfico é muito importante e deve ser feito seis meses após o término da endodontia, para avaliar o sucesso do tratamento.

Dúvidas Frequentes:

O dente escurece sempre que se faz um Tratamento Endodôntico?

O escurecimento acentuado só acontece quando o dentes sofre uma hemorragia ou mortificação pulpar antes do tratamento.

É um tratamento doloroso?

Com o uso da anestesia, o tratamento é indolor. Em alguns casos em que a polpa está mortificada, o procedimento é indolor mesmo sem o uso da anestesia

O que poderá ocorrer se o tratamento endodôntico não for realizado?

Uma lesão na região apical ( infecção na raiz e nos tecidos vizinhos) poderá se desenvolver, oferecendo consequências mais sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea).

A solução nesses casos, poderá envolver a extração do dente.

Dicas de Prevenção

A prevenção para as doenças da polpa dental é muito fácil:

Siga as orientações:

- Faça a higienização bucal adequadamente após todas as refeições.

- É muito importante o uso correto do fio/fita dental

- Tenha uma alimentação balanceada

- Faça visitas regulares ao dentista

- Evite consumo de alimentos e bebidas açucaradas, principalmente entre as refeições. Ao ingeri-los, escove bem os dentes

- Troque sua escova toda vez que as cerdas perderem o formato original

Endodontia Mecanizada

O preparo químico-mecânico do canal radicular é a etapa que demanda mais tempo. Por isso, profissionais e indústrias estudam sistemas que permitam a modelagem dos canais por meio de uma instrumentação automatizada e não mais manual, o que facilita e acelera esta fase.

Além do tempo, para o sucesso do tratamento endodôntico, é indispensável uma limpeza, modelagem e desinfecção do canal radicular impecáveis. O objetivo é obter um canal com formato cônico afunilado, semelhante à sua forma original, para posterior obturação hermética.

Tendo em vista a gradativa substituição do preparo manual pela automatização das técnicas de modelagem, a instrumentação rotatória ou a mecanização da etapa do preparo do canal está sendo cada vez adotada por especialistas, que buscam melhorar o preparo do canal e agilizar o tempo desta etapa.

Quer saber quais? Confira!

ENDODONTIA AUTOMATIZADA. TRATAMENTO DE CANAL MUITO MAIS RÁPIDO!!!

Tratamento especial para você que tem aquele dente que há algum tempo começou a incomodar e quando aquela bebida gelada ou aquele café quente bate nele a dor se torna insuportável e você fica noites sem dormir com dor de dente e vive tomando analgésicos para amenizar a dor. É pra você também que tem aquele dente que há tempos está com curativo esperando você criar coragem para tratar o canal.

Tratamento<br>de Canal
Tratamento<br>de Canal
Tratamento<br>de Canal
Tratamento<br>de Canal
Quero transformar meu Sorriso!